Vivemos em um mundo globalizado, no qual a todo instante recebemos novas informações sociais, econômicas e tecnológicas e estas fazem com que sejamos pessoas inteiradas sobre os acontecimentos do mundo e possamos ter um olhar mais crítico sobre cada informação que recebemos a debatendo com nossos colegas de trabalho, alunos e pessoas de nosso convívio diário.
Tendo em vista essa globalização, podemos ver o quão grande e importante é a inclusão e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ambiente Escolar, pois através da escola grande parte dos educandos terão o seu primeiro contato com a tecnologia via internet, a qual permitirá a introdução do mesmo em um universo de infinita comunicação onde o aluno poderá buscar conhecimentos em todas as grandes áreas e interagir com pessoas de lugares diferentes, com perspectivas diversas. Mas, para que o aluno possa manusear essa tecnologia é preciso que o mesmo seja direcionado de forma correta e ampla por quem o estiver acompanhando. Neste momento podemos identificar que para um bom aprendizado não basta apenas obter as ferramentas para tecnologia, é necessário se ter um profissional preparado para ensinar o bom uso desta ferramenta.
Atualmente as escolas possuem variados tipos de profissionais. Alguns com ótima didática, porém, com dificuldades para o manuseio dos aparelhos tecnológicos oferecidos, outros com facilidade na utilização da tecnologia e um pouco de dificuldade para repassar seus conhecimentos e ainda há os profissionais que se pode considerar completos, tanto na didática, como na inserção da tecnologia aos alunos.
Frente a esta realidade podemos concluir que para o bom aprendizado do aluno e inserção da tecnologia na vida dos mesmos, os profissionais necessitam de buscarem aperfeiçoamento nas áreas as quais não dominam completamente, para que estando a escola preparada fisicamente à tecnologia, fato que já acontece nas escolas estaduais do município de Jaciara/MT, o mesmo possa direcionar os educandos de forma correta, os ensinando discernir os caminhos a prosseguir diante dos meios tecnológicos, em especial ao uso da internet como fonte de conhecimento e aprendizado.
Kátia Fabiane Delmadi de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário